Ondas choque

As ondas choque consistem numa terapia de impacto, através de um sistema electrohidráulico. Esta terapia está indicada para calcificações (por exemplo: esporão do calcâneo, calcificação do tendão do Supra-espinhoso) pseudoartroses (fracturas que não consolidaram após um período de 6 meses), bursites, tendinites crónicas (por exemplo de epicondilites, fascines plantares).

 

Este tipo de terapia actua de 3 formas: acção mecânica, analgésica e vascular. A acção mecânica causa micro bolhas que eclodem fragmentando a calcificação, a acção analgésica acontece devido ao intenso estímulo local que provoca libertação de enzimas locais que actuam na fisiologia da dor, quanto à acção vascular, com esta terapia são formados micro vasos que melhoram a irrigação e oxigenação local e consequente reabsorção dos depósitos de cálcio ou cicatrizarão tecidular.

 

As ondas choque são uma terapia reconhecida pela comunidade Médica Europeia e aprovado pelo FDA (Estados Unidos) está a ser divulgada pela International Society for Musculoskeletal Shockwave Terapy (ISMST).